Há bastante tempo são conhecidos os efeitos benéficos do sono no desenvolvimento das crianças. Pesquisas mais recentes mostram que a criança que dorme bem e suficiente tem mais chance de ter um bom desempenho fisico e intelectual que seus pares que sofrem com problemas de sono. Falando de forma simplista , existem basicamente 2 tipos de sono: O sono NREM e o sono REM . O primeiro relaciona-se , principalmente , com a produção de proteinas , divisão das células e produção e liberação do hormônio do crescimento. É vital , portanto , para os "estirões" e ganho de peso das crianças. O segundo trabalha mais a parte intelectual , o desenvolvimento maturacional do cérebro e portanto a memória e a cognição. Como o sono NREM é mais comum na primeira metade da noite e o REM na segunda , uma noite boa de sono é aquela que permite os 2 tipos de sono em uma quantidade aceitável. Estudo recente feito mundialmente com milhares de crianças e publicado em 2010 mostra as necessidades reais de sono para cada faixa etária. É importante enfatizar que os resultados são uma média e não se aplicam necessariamente a todas as crianças , embora devam servir como um guia para os pais. Veja abaixo a quantidade diária ideal de sono para seu filho de acordo com os resultados desse estudo: 1 semana de vida - 16h de sono; 1 mês de vida - 14h de sono; 3 meses de vida - 13h de sono; 6 meses de vida - 12h30min de sono; 1 ano de vida - 11h45min de sono; 3 anos de vida - 11h15min de sono; 6 anos de vida - 10h30min de sono; 10 anos de vida - 10h de sono; 16 anos de vida- 9h7,5min de sono.