Vários comportamentos inadequados em relação ao sono podem ser causa de distúrbios do sono como insônia ou alterações do ritmo circadiano. Assistir televisão no quarto à noite ou usar bastante o computador próximo ao horário de dormir, por exemplo, inibe a liberação de um hormônio produzido no nosso corpo e que se chama melatonina. Esse hormônio tem a função de induzir o sono e sua liberação é inibida pela luminosidade. Estimulantes do sistema nervoso central como cafeína, por exemplo, também podem retardar o início do sono. Devem ser evitados excessos como mais que 3 xícaras pequenas de café por dia e a última não deve ser após as 18 horas . Isso vale para todos os outros alimentos e bebidas que possuam cafeína como refrigerantes a base de cola , chocolates e chás pretos. A prática de exercícios físicos é bastante importante não só para o sono mas tambem para a saúde em geral mas deve ser evitada próximo ao horário de dormir pois estimula a liberação de adrenalina que é um hormônio altamente estimulante. Outras medidas também importantes são: Utilizar a cama apenas para dormir e atividade sexual ( não usar computador nem fazer tarefas estressantes na cama ); Se não estiver conseguindo dormir , levantar da cama , fazer algo relaxante e voltar para a cama apenas quando estiver realmente com sono; evitar uso de bebidas alcoólicas pois o álcool leva à fragmentação do sono evitando que a pessoa atinja as fases mais profundas do sono que são as mais restauradoras; tentar manter horários regulares de sono , mesmo nos finais de semana.