A hipotensão postural é definida como uma queda da pressão arterial quando o indivíduo levanta rapidamente e é bastante comum em idosos que usam vários medicamentos simultaneamente . Pode provocar tontura, sensação de cabeça vazia, zumbido e escurecimento da vista. É confundida muitas vezes com labirintopatia e várias vezes os pacientes são medicados com os chamados remédios para “labirintite”. O problema é que esses medicamentos não melhoram esses quadros e podem até piorá-los uma vez que podem baixar ainda mais a pressão arterial. No último Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia , realizado em Curitiba entre os dias 06 e 10 de setembro, Dr. Cícero Alves ministrou uma palestra sobre o assunto enfocando os critérios utilizados para o diagnóstico e dando as diretrizes para o tratamento. Uma medida simples pode ser feita no consultório do especialista em tontura para suspeitar do diagnóstico: Comparar a pressão arterial do paciente deitado e em pé .Além disso , a suspensão ou troca de medicamentos que podem baixar mais ainda a pressão arterial como aqueles usados para tratar hipertrofia de próstata pode ser suficiente para resolver o problema.